Curiosidades sobre Setúbal : São Francisco Xavier, padroeiro da cidade
- 3 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

Hoje é dia Dia de São Francisco Xavier, padroeiro da cidade de Setúbal
A passagem do padre jesuíta por Setúbal, na primeira metade do século XVI, quando partiu para o Oriente em missão de evangelização, marcou a população sadina ao ponto de esta pedir que S. Francisco Xavier fosse proclamado padroeiro da cidade, facto que se consumou em 1703.
São Francisco morreu só e pobre em Sanchoão (Cantão), na China na noite de 2 para 3 de Dezembro de 1552.
O seu corpo repousa numa riquíssima urna de prata, na Basílica do Bom Jesus, na Velha Goa. Para lá se dirigem todos os anos milhares de peregrinos, venerando o “Homem Bom” , o “Santo de Goa”.
A devoção de que já gozava em vida vai crescer extraordinariamente depois da morte. Os seus milagres tornam-se conhecidos.
Em 1605 é beatificado por Paulo V e Gregório XV canoniza-o a 12 de Março de 1622. Em 1748 Bento XIV proclama-o Padroeiro do Oriente, em 1904 Pio X coloca sob a sua protecção a Sagrada Congregação da Propagação da Fé. E em 1927, Pio XI constitui-o protector de todas as obras missionárias.
Na cidade, podes encontrar algumas referências ao santo, além das imagens sacras, claro, que se encontram nas igrejas.
Ao passeares pelo Jardim da Beira Mar, junto ao rio Sado com vista para Tróia, vais encontrar uma enorme estátua de São Francisco Xavier, virada para a cidade em atitude de proteção.
Na cidade, podes encontrar mais referências ao santo, como um painel de azulejos no Largo da Misericórdia ou um altar num dos Passos da Paixão na Baixa (Travessa do Garim).
Em 1655 foi erigido, nos então arrabaldes da cidade junto à Porta de São Sebastião, um Colégio dos Jesuítas que funcionou cerca de um século. Após a extinção da Companhia de Jesus em 1759 por ordem do Marquês de Pombal, passou a ser ocupado, pelas Freiras Bernardas, , passando a ser, ao longo de uma década, o Real Mosteiro de Nossa Senhora da Nazaré de Setúbal. Com o fim das Ordens religiosas seria adaptado a palácio burguês no séculos XIX, dando origem ao Palácio Fryxel. Do inicial edifício resta hoje a Capela de São Francisco Xavier e os claustros.
(Largo Defensores da República, junto à Porta de São Sebastião )
A Igreja festeja-o todos os anos no dia 3 de Dezembro.
Комментарии