Em meados do século XVI, D. João III oferece ao arquiduque Maximiliano de Áustria, seu primo, como presente de casamento um elefante vindo da Índia.
É com base em escassos elementos, mas com uma poderosa imaginação, que esta jornada épica pela Europa é contada por José Saramago no seu último romance “A Viagem do Elefante”.
Assim depois de dois anos a viver na Corte, em Lisboa, mais precisamente em Belém, o paquiderme, de nome Salomão, e o seu condutor Subhro, partem em direcção a Viena de Áustria numa jornada pela Europa repleta de aventuras e encontros inesquecíveis.
Desde a corte de Lisboa até à fronteira na Beira Alta, foram vários os locais por onde a comitiva passou.
Hoje, a Rota Turística Literária Viagem do Elefante, inspirada nesta obra, materializa essa viagem,numa parte da Região Centro de Portugal. No percurso há aldeias históricas, castelos e fortalezas, bem como gastronomia e vinhos para apreciar.
A viagem de Salomão detém-se na encantadora Sortelha, onde se sabe terem pernoitado. Beneficiando de uma localização geográfica muito peculiar, no topo de um afloramento rochoso, esta Aldeia Histórica possui um irresistível charme medieval, com as suas casas em granito. Um local mágico no coração de uma paisagem intemporal e onde podes parar para fazer uma fotografia junto à escultura do elefante que deixa assim a marca de Salomão por terras beirãs.
A nossa pet turista @lullybenites andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.
E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.
E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly
Veja no nosso site na secção Collection as opções de estadia na região
Commentaires