Vila fronteiriça de fundação medieval, é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Correspondendo à necessidade de defesa da linha de fronteira, então definida pelo rio Côa, D. Sancho II terá mandado fazer a primeira reedificação do castelo. Formando uma pequena cidadela de 670m2 acessível, desde o exterior, por um postigo, virado para sul, conhecido como Porta da Traição.
O casario no interior das muralhas é um dos núcleos mais bem conservados do nosso país e preserva a traça de casas, e ruelas, da Sortelha quinhentista. Entre as casas de arquitectura popular destacam-se a Casa do Escrivão, a Casa do Pároco, a Casa do Governador e a Casa do Juiz.
Uma rua principal une ambas as portas nascente e poente, a chamada Rua Direita, que não sendo direita é directa entre ambas saídas.
Se atravessarmos Sortelha e sairmos pela Porta Nova encontramos os vestígios da calçada medieval e as ruínas da Igreja da Misericórdia.
Ali perto está a capela de Santiago, de construção quinhentista.
Visita esta aldeia encantada com lendas do tempo dos mouros como a do Beijo Eterno.
Curiosidades: os habitantes da aldeia são chamados de “lagartixos”, devido à forma como as casas estão dispostas de forma a absorver o máximo de luz solar possível.
🐕 A nossa pet turista @maggie_abeagle andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.
E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.
🌿E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly 🐾
👉 Vê no nosso site as opções de estadia na região e no Pet Journal (o nosso blog) sugestões de restaurantes e outros passeios
📌 Se gostaste da sugestão, salva o post para um dos teus futuros passeios.
Comentários