O Santuário do Bom Jesus do Monte é um conjunto arquitetónico e paisagístico reconstruído e ampliado ao longo de mais de 600 anos, sendo definido, essencialmente, por um longo e complexo percurso de via sacra, que se estende pela encosta do Monte Espinho, conduzindo o peregrino por entre capelas que abrigam conjuntos escultóricos evocativos da Paixão de Cristo, fontes, estatuária e jardins formais.
O projecto de Carlos Amarante (1748), privilegiou o estilo neoclássico de inspiração italiana, que integra o imponente Santuário do Bom Jesus na harmonia da paisagem do norte de Portugal.
A escadaria que leva ao topo é formada por 573 degraus divididos em 17 patamares decorados com fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outra decoração barroca dedicada a várias temáticas: a Via Sacra, os Cinco Sentidos, as Virtudes, o Terreiro de Moisés e, no cimo, as oito figuras bíblicas que participaram na Condenação de Jesus.
A não perder, a perspectiva ao fundo da Escadaria. Olhando para cima, as fontes trabalhadas em granito nos vários patamares destacam-se do branco formando um cálice, sobre o qual “assenta” a igreja propriamente dita.
Para chegar ao Santuário pode ir a pé, de carro ou tomar o ascensor, obra notável de engenharia do séc. XIX. Este funicular foi o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando ainda com um sistema de água para vencer um desnível de 300 metros em 3 minutos. E melhor é Pet Friendly!
O pet turista @javascripthejack andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Muito obrigada a vocês, humanos, por não deixarem o vosso pet de fora nos vossos passeios e programas , e praticarem um turismo inclusivo.
E não se esqueçam de mostrar que ele é educado, que não incomoda nem faz estragos, podendo acompanhar-vos para todo o lado.
E, por favor, deixem o lugar limpo e preservem o meio ambiente. Todos juntos vamos tornar Portugal mais Pet Friendly.
Veja no nosso site na secção Collection as opções de estadia na região.
📷
Comments