Na Serra do Açôr, implantada numa escarpa abrupta e com uma estrutura de malha cerrada e traçado sinuoso, característica pela sua disposição em anfiteatro, Piodão é a aldeia de xisto mais famosa de Portugal. O casario de pedra, com as portas em madeira pintadas de azul. As janelas têm, tal como as portas, cor nos aros, e, pela Páscoa, cruzes feitas com o Ramo de loureiro benzido são postas nas vergas das portas para afastar o mau-olhado.
Pelas suas ruelas íngremes, estreitas e tortuosas que formam recantos numa estrutura de malha cerrada e em grande parte preservada, corre aqui e ali um fio de água numa canada irregular: a Levada. De realçar a Igreja de cal branca e rebordos em azul que destoa do tom predominante do resto da aldeia, a Fonte dos Algares,e a Eira donde se desfruta uma bela panorâmica.
Ao vislumbrá-la, principalmente à noite quando suas casinhas estão todas iluminadas, não é difícil de entender porque é que é conhecida como “Aldeia Presépio”.
@toddythebeagle andou a passear-se por aqui e nós deixamos a sugestão.
Muito obrigada por viajarem e não deixarem o vosso mais que tudo de 4 patas de fora!
Não se esqueçam de mostrar que o vosso pet é educado, que não incomoda nem humanos, nem outros cãopanheiros que não gostem de sociabilizar.
E, por favor, deixe o lugar tão limpo como o encontrou. Preserve o meio ambiente.
Todos juntos tornaremos Portugal mais PetFriendly 🐾
⚠️ Veja no nosso site as opções de estadia na região.
📷
Comments