O Parque Natural da Serra da Estrela é a maior área protegida portuguesa e situa-se no maciço montanhoso central, num alto planalto profundamente recortado pelos vales dos rios e ribeiros que aqui nascem, como o Mondego e o Zêzere.
A paisagem é marcada pelas fragas, rochedos e penhascos, alguns dos quais assumem formas que deram origem a denominações populares como a "Cabeça da Velha" e os "Cântaros", que poderá admirar seguindo os diversos trilhos pedestres existentes.
Explore os mais de 300km de trilhos do Parque Natural da Serra da Estrela e descubra as nascentes dos maiores rios portugueses, os deslumbrantes vales glaciares de Loriga e Manteigas, ou as mais fascinantes espécies de aves que nidificam aqui.
No inverno, a Serra da Estrela é o único lugar em Portugal onde pode divertir-se na neve com os seus esquis, trenó ou snowboard. Já no verão, as praias fluviais da região são o destino mais óbvio, mas o Parque Natural da Serra da Estrela oferece-lhe também 25 lagoas para um refúgio refrescante.
Encontram-se aqui grandes rebanhos de ovelhas que se alimentam nas vastas áreas de pastagem, guardados pelos cães Serra da Estrela, uma raça de cães possantes e resistentes às baixas temperaturas. O leite de ovelha, dá origem ao produto mais característico da região, o afamado Queijo da Serra, fabricado artesanalmente segundo as técnicas ancestrais que utilizam a flor do cardo como coalho.
A Torre, é também um dos ícones da Serra, símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal.
Diz-se que já o Rei D. João VI (1816-1826) teria mandado erigir aqui um monumento em pedra, de modo a completar a altitude da Serra até chegar aos 2000 metros de altura.
Este é o local onde um edifício, localizado no topo da imensa Serra, simboliza o ponto mais alto de Portugal Continental. Elevada a 1993 metros encontramos esta Torre de 7 metros que alegadamente completa os 2000 metros de altura da Serra da Estrela.
Deste miradouro consegue-se um panorama incrível sobre toda esta paisagem de vales e rochedos, num mesclado de xisto e granito serpenteado pelo azul dos cursos de água. De Verão, em dias claros, é possível a vista alcançar a praia da Figueira da Foz.
O nosso Pet turista @romeupodengo andou a passear-se pela montanha mais alta de Portugal continental e deixa esta dica aos seus Pet companheiros:
“Quem pensa que a Serra da Estrela só é bonita no inverno engana-se!Esse fim de semana levei os meus humanos para aproveitar a beleza da serra no final da primavera/início de verão Praias fluviais refrescantes (infelizmente não encontramos nenhuma pet friendly, mas mesmo assim fui à Praia Fluvial de Loriga e da Lapa dos Dinheiros), cascatas escondidas e trilhos fantásticos, inclusive que leva-nos ao Covão dos Conchos, o famoso túnel que encaminha as águas da Ribeira das Naves (atenção apenas para os horários de maior calor)Ficámos nas casinhas da aldeia da Chão do Rio em Travancinha, entre Seia e Oliveira do Hospital.
Um local fantástico, onde circulei livremente e fiz muitos amigos caninos e não só.
Fomos ainda ao restaurante Paço 100 Pressa na Covilhã, com um staff amoroso e um espaço muito lindo. “
Junte-se à Pet Friendly Portugal e ajude-nos a dar a conhecer Portugal na companhia dos mais que tudo de 4 patas!
📷
Comentarios